Radioterapia

Radioterapia com Feixes de Prótons, Conheça a Tecnologia

Radioterapia com Feixes de Prótons, Saiba Tudo Sobre esta Tecnologia da Radioterapia

A Radioterapia com Prótons, também chamada de Radioterapia com Feixes de Prótons, é um tipo de tele-radioterapia que utiliza feixe de prótons ao invés de Raio-X e Elétrons para tratar o câncer.

Um próton é um partícula carregada positivamente de alta energia e que pode destruir células cancerosas. Os médicos costumam indicar a radioterapia com feixes de prótons como um tratamento exclusivo, em alguns casos é indicada em combinação com cirurgia ou quimioterapia.

Como Funciona a Radioterapia com Feixes de Prótons

próton terapia
próton terapia

O equipamento utilizado na Radioterapia com Feixes de Prótons é chamado de Sincrotron ou Ciclotron. O equipamento acelera os prótons. A velocidade dos prótons refletem sua alta energia, fazendo com que os prótons viagem a uma profundidade específica do corpo com base na sua energia.

Depois que os prótons atingem um tecido determinado no corpo, eles depositam a dose de radiação especificado no tumor. Com a Radioterapia com feixes de prótons, não há nenhuma dose de radiação além do tumor. Isto significa que diminui a radiação que também é prejudicial nas proximidades tecidos saudáveis, causando efeitos colaterais.

Muitas vezes, os pacientes recebem as doses de Radioterapia de Prótons no ambulatório. Isto significa que o tratamento não requer internação. O número de sessões de tratamento depende do tipo e estágio do câncer.

Às vezes, médicos oferecem de uma a cinco sessões de radioterapia de prótons, geralmente usando doses maiores de radiação diária. Isto é normalmente conhecido como radioterapia estereotáxica do corpo. Se uma pessoa recebe uma dose de radiação única e grande, é às vezes chamado radiocirurgia.

Planejamento do Tratamento

O tratamento com feixe de próton requer planejamento, assim como qualquer tratamento de radioterapia. Antes do tratamento, o paciente passa pela Tomografia Computadorizada ou pela Ressonância Magnética. Durante o exame, o paciente é colocado na mesma posição exata que será usada para o tratamento. No entanto, isto requer que o médico limite o movimento de uma pessoa.

Para ajudar a manter o paciente em um só lugar, ele ou ela pode estar equipada com um dispositivo que restringe o movimento. O tipo de acessório depende de onde o tumor está localizado. Por exemplo, um paciente pode precisar de usar uma máscara sob medida para um tumor no olho, cérebro ou cabeça.

Os acessórios de imobilização são projetados para caber confortavelmente para que não haja nenhum movimento durante o tratamento de radiação. É importante para os pacientes para se comunicar com a equipe para encontrar uma posição confortável e reprodutível para tratamento.

Alguns pacientes, particularmente com tumores em torno da região de cabeça e pescoço, sentem um pouco de ansiedade quando eles precisam usar um acessório de imobilização.

Tipos de Câncer Tratados com Radioterapia com Feixe de Prótons

A radioterapia com feixe de prótons é útil no tratamento de tumores que não se espalharam e para tumores perto de partes importantes do corpo, tais como próximo do olho, o cérebro e a medula espinhal.

Também é usado no tratamento de crianças porque diminui a chance de prejudicar os tecidos saudáveis, o desenvolvimento de tecido. As crianças podem receber radioterapia com feixe de prótons para tumores no cérebro, medula espinal e o olho, como retinoblastoma e rabdomiossarcoma orbital.

Radioterapia com feixe de prótons também pode ser utilizada para tratar estes tipos de câncer:

  • Câncer do sistema nervoso central
  • Câncer de olho
  • Câncer de cabeça e pescoço
  • Câncer de pulmão
  • Câncer de fígado
  • Câncer de próstata
  • Sarcomas pélvicas e da coluna vertebral

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo