O profissional tecnólogo em radiologia tem uma formação bem diferenciada, unindo disciplinas da área de exatas e de humanas, com uma proposta também tecnológica, diante dos avanços da radiologia. A formação do tecnólogo em radiologia tem uma média de 2 anos e 6 meses. O curso de tecnólogo é classificado como Curso Superior, assim como bacharelado ou licenciatura.
Por isso, como um curso superior, o tecnólogo em radiologia pode continuar sua educação em cursos de Pós-graduação, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Desta maneira, muitos tecnólogos em radiologia atuam na pesquisa.
Os tecnólogos em radiologia tem uma formação diferente do técnico em radiologia e, após formado, o profissional tem permissão para atuar nas diferentes áreas do diagnóstico por imagem e radioterapia.
Entre estas áreas, o tecnólogo pode trabalhar com os Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Densitometria Óssea, Radiologia Intervencionista, Mamografia, Medicina Nuclear, entre outras áreas do diagnóstico por imagem.
Na radioterapia o tecnólogo pode fazer parte da equipe multidisciplinar dos tratamentos, com destaque para uma área crescente para o tecnólogo: o Dosimetrista.
Além da área médica, o tecnólogo também poderá atuar na área industrial nos diversos cargos, havendo antes a necessidade de uma certificação, com destaque para o Supervisor de Radioproteção.
O tecnólogo em radiologia ainda poderá exercer cargos na Docência, tanto técnica quanto acadêmica na graduação à pós-graduação, desde que possua pós-graduação. Assim como exercer o cargo de Coordenador de Curso Universitário.
Tecnólogo em Radiologia
Além destas atividades, o profissional também recebe destaque no Controle de Qualidade de Equipamentos Radiológicos e em Cálculos e Blindagens. O profissional também poderá executar cargos de Gestão. O profissional ainda tem um mercado na área de aplicação, que consiste na comercialização de equipamentos para radiologia.
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia publicou a Resolução 02/2012 no ano de 2012 com as atribuições do Tecnólogo em Radiologia, com estas e outras atividades que o Tecnólogo em Radiologia poderá exercer. Clique aqui e veja esta Resolução.
Se você está cursando o Técnico em Radiologia, não pare por aí, continue estudando e faça o curso de tecnólogo em radiologia.