Tomografia Computadorizada Cone Beam

 

 

 

 

 

A Tomografia Computadorizada Cone Beam de feixe de cone (CBCT) é um tipo variante de tomografia computadorizada (TC), e é usado particularmente em imagens dentárias e de extremidade. Ele difere da TC convencional na medida em que usa feixe de raio-X em forma de cone e detectores bidimensionais em vez de feixes de raios-x em forma de ventilador e detectores unidimensionais.

Física da Tomografia Computadorizada Cone Beam

Na Tomografia Cone Beam, uma fonte divergente de forma de cone é dirigida através do alvo. As radiografias atenuadas são detectadas no lado oposto por um detector de raios-x, que possui vários dexels nos eixos x e y 2 .

A aquisição do volume pode assim ser adquirida com menos rotações do pórtico do tubo de raios-x. Isso difere da TC do feixe de ventilador, que usa um feixe de raio-x em forma de fã 2D em progressão helicoidal para adquirir dados de imagem. Além disso, o detector de TC do feixe de ventilador possui apenas dexels no eixo dos x.

O advento do CBCT trouxe várias vantagens em relação à sua contraparte de feixe de fãs, mas também tem suas desvantagens inerentes.

tomografia computadorizada cone beam

tomografia computadorizada cone beam

Vantagens

Diminuição do tempo de exame
Diminuição do artefato do movimento do paciente
Aumento da eficiência do tubo de raio X 3

Desvantagens

Aumento da radiação dispersa
Potencial para artefato do feixe de cone se um algoritmo de reconstrução inadequado for usado.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×