Tomografia Computadorizada no Planejamento da Radioterapia

 

 

 

 

 

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Neste texto vamos conhecer a Tomografia Computadorizada no Planejamento da Radioterapia.

A Radioterapia tem sido uma modalidade médica muito eficaz no tratamento do câncer. Sua utilização e aceitação foram muito evidentes principalmente depois do advento da tomografia computadorizada, o que permite os tratamentos chamados conformacionais.

Antes da tomografia, alguns tumores profundos eram difíceis de ser visualizados. Com isso, os campos de tratamento eram maiores, a combinação de feixes eram simples e, frequentemente, estruturas críticas eram incluídas nos campos de tratamento causando assim uma limitação da dose total.

Mas com o tempo, a tomografia foi rapidamente utilizada pela radioterapia para efetuar planejamentos de tratamento. Esses equipamentos, junto com poderosos workstations permite a simulação de pacientes diretamente a partir de dados da TC, sem o uso do simulador convencional (2D) de tratamento.

Tomografia fornece excelente contraste de tecidos moles, permitindo uma grande melhora na localização e definição do tumor.

Se o paciente é examinado com Tomografia na posição desejada para o tratamento antes da simulação, os limites do campo de tratamento e os parâmetros de colimação podem ser dispostos com respeito à posição do alvo, como determinados pelos cortes de Tomografia.

Confira no vídeo uma abordagem geral da utilização da tomografia nos planejamentos da radioterapia:

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×