Radiologia Digital: Uma Real Necessidade da Sociedade

 

 

 

 

 

Há tempos a preocupação da sociedade com a saúde vem crescendo, os canais de comunicação, mais populares na TV e Internet, alertam para o benefício da prevenção e melhor tratamento das doenças com o diagnóstico precoce. Desta forma cada vez mais pessoas procuram por atendimento médico, tanto emergencial quanto consultas e, consequentemente, crescem o número de pessoas que realizam exames de imagem.

Aumentando a demanda das Clínicas de Diagnóstico e Hospitais, o acesso a exames de Diagnóstico de Imagem tem por ventura demora no primeiro atendimento e resultado do exame, além das repetições de exames e desperdício de matérias, isto quando não há uma boa gestão. Há alguns anos, algumas tecnologias supriram este obstáculo, com o avanço da informática, os sistemas nas instituições tiveram agilidade, facilitando o dia-a-dia dos profissionais e melhor atendimento aos pacientes.

HIS – Sistema de Informações Hospitalares

O HIS é um sistema com informações sobre o paciente, desde sexo, idade, prontuários médicos, ou seja, todos os dados relacionados ao paciente, incluindo outros sistemas específicos como LIS – Sistema de Informações Laboratoriais e o RIS – Sistema de Informações Radiológicas, nestes dois sistemas presentes no HIS, é possível visualizar resultados de exames laboratoriais e imagens de exames realizados por cada paciente cadastrado no HIS.

RIS – Sistema de Informações Radiológicas

O RIS é um sistema que pode ser incorporado no HIS, quando em âmbito hospitalar, nele é possível ter acesso às informações sobre o paciente quanto, exames realizados anteriormente, alergias, dados pessoais, laudos entre outras informações, como o arquivamento de todas as imagens dos exames em que o paciente foi submetido, este arquivamento é denominado PACS.

PACS – Sistema De Arquivamento e Comunicação de Imagens

O PACS é um sistema que abrange o hardware e o software, sendo responsável pelo arquivamento das imagens obtidas nos exames e pelo envio à rede. Através do PACS, as imagens são visualizadas em diferentes pontos do Hospital. Para que as imagens arquivadas no PACS sejam possíveis ser visualizadas em qualquer ponto, houve a necessidade de padronizar as imagens, esta padronização é chamada DICOM.

DICOM – Comunicação de Imagens Digital em Medicina

O padrão DICOM permite que imagens médicas e informações associadas sejam trocadas entre equipamentos de imagem, computadores e hospitais. O padrão estabelece uma linguagem comum entre os equipamentos de marcas diferentes, que não eram compatíveis e, entre equipamentos de imagem e computadores. Com esta padronização é possível enviar imagens pela internet, sem alterar a qualidade gráfica da imagem, é possível um médico realizar um laudo estando do outro lado do mundo de onde o exame foi feito.

PACS

PACS

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×