Saiba mais sobre a física das Radiações com conhecimentos fáceis

 

 

 

 

 

Nesta série de artigos sobre temas da Física das Radiações, vamos conhecer de forma simples e fácil os ensinamentos da Física. O primeiro tema é Radiação, Radioatividade e Teoria Atômica.

Radiação

Radiação é energia que viaja na forma de partículas ou ondas em pacotes de energia chamados fótons. Alguns exemplos de todos os dias são micro-ondas usadas para cozinhar alimentos, ondas de rádio para rádio e televisão, luz, e raios-x usados em medicina.

Radioatividade

Radioatividade é um processo natural e espontâneo, pelo qual os átomos instáveis de um elemento emitem ou irradiam a energia excedente na forma de partículas ou ondas. Estas emissões são coletivamente chamadas de radiações ionizantes. Dependendo de como o núcleo perde este excesso de energia que resultará um átomo energia inferior da mesma forma, ou um núcleo completamente diferente e o átomo podem ser formadas.

Ionização é uma característica particular da radiação produzida quando a decaem de elementos radioativos. Essas radiações são de energia tão alta que, quando eles interagem com materiais, eles podem remover elétrons de átomos no material. Este efeito é a razão de radiação ionizante é perigoso para a saúde e fornece os meios pelos quais a radiação pode ser detectada.

Teoria Atômica

Um modelo típico do átomo é chamado o modelo de Bohr, em honra de Niels Bohr, que propôs a estrutura em 1913. O átomo de Bohr é composto por um núcleo central composto de nêutrons e prótons, que é cercado por elétrons que “orbitam” ao redor do núcleo.

Prótons carregam uma carga positiva de um e tem uma massa de tal unidade de massa atômica 1 ou amu (amu 1 = 1.7 x 10-27 kg, um número muito pequeno). Nêutrons são eletricamente “neutros” e também tem uma massa de cerca 1 amu. Em contraste, elétron carrega uma carga negativa e tem massa de apenas 0,00055 amu. O número de prótons no núcleo determina o elemento do átomo. Por exemplo, o número de prótons em urânio tem 92 anos e o número em néon é 10. O número de prótons é muitas vezes referido como Z.

Radiação

Radiação

Átomos com diferentes números de prótons são chamados de elementos e estão dispostos na tabela periódica com o aumento de Z.

Átomos na natureza são eletricamente neutros, então o número de elétrons orbitando o núcleo é igual ao número de prótons no núcleo.

Neutrões compõem o restante massa do núcleo e fornecem um meio para “cola” os prótons no lugar. Sem nêutrons, o núcleo seria se separaram porque os prótons positivos que se repelem.

Elementos podem ter núcleos com diferentes números de nêutrons neles. Por exemplo, hidrogênio, que normalmente só tem um próton no núcleo, pode ter um nêutron adicionado ao seu núcleo de deutério, ir ter dois nêutrons adicionados para criar o trítio, que é radioativo.

Átomos do mesmo elemento que variam em número de nêutrons são chamados isótopos. Alguns elementos têm muitos isótopos estáveis (lata tem 10) enquanto outros têm apenas um ou dois. Nós expressamos isótopos com a nomenclatura Neon-20 ou 20Ne10, com vinte que representa o número total de nêutrons e prótons no átomo, muitas vezes referida como A e 10 que representa o número de prótons (Z).

Mais sobre a Teoria Atômica e todos os modelos atômicos clique aqui.

Até a próxima, onde você irá conhecer as partículas Alfa, Beta e Radiação Gama.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×