O Poder do Networking na Radiologia. Eu Quero Ser Um Indicado!

 

 

 

 

 

Olá pessoal, tudo bem? Sabe aquela história do QI (Quem Indica).. uns acham que é bobeira, mas o “QI” é algo super importante no Mercado de Trabalho na Radiologia e tem até nome técnico: Networking. Nesse artigo vou te apresentar o quanto é importante trabalhar o seu networking para o seu sucesso profissional.

Mercado de Trabalho na Radiologia

Tenho conversado com muitos visitantes do Radiologia Blog por e-mail, mensagem no Facebook e no WhatsApp e, a maioria me diz que o mercado de trabalho na radiologia está difícil. Aprendi algo super interessante com meu amigo Samuel Pessoa. Em algumas de suas excelentes palestras sempre diz que o mercado não está fechado ou difícil, mas sim competitivo. O mercado está competitivo, essa informação nos remete a competição, no trazendo a ideia de ser melhor para ganhar o jogo.

Existem várias formas de ser um melhor competidor, logicamente estudar é a principal. Existem muitas habilidades o recém-formado precisa ter para continuar competindo que não ensinadas no curso. Veja um pouco mais sobre esse assunto em outro artigo sobre Empregabilidade na Radiologia.

Entre as várias conversas que tive.. aliás, você também pode conversar comigo sobre esse ou outros assuntos, só adicionar o seu e-mail na caixa de e-mail aqui em baixo deste artigo.. Bem, entre as várias conversas, muitos me disseram a seguinte frase: “Hoje só trabalha quem é indicado.”

Essa é uma afirmação muito dita. Se você for perguntar agora em um grupo de radiologia no Facebook: “O que é preciso para eu trabalhar no setor privado?” Tenho certeza que 90% das respostas serão: “Precisa ter Q.I”. É mais ou menos por aí!

O Que é o Networking?

networking profissional

networking profissional

Existe muita gente boa, profissionais altamente eficientes e com um currículo perfeito. Mesmo assim tem dificuldades de conseguir um espaço no mercado. Trabalhar o networking é fundamental para qualquer competidor. É preciso dedicar-se a fazer novas amizades. Criar uma rede de relacionamentos.

Para te explicar melhor vou contar a minha história.

A primeira vez que senti o poder do Networking foi quando comecei a trabalhar no meu primeiro emprego, eu tinha 18 anos. Uma Drogaria precisava contratar um novo colaborador, a gerente já havia entrevistado umas 10 pessoas, de diferentes idades e experiências. Eu não tinha experiência nenhuma em nada. No meu currículo só havia “Ensino Médio Completo” e um “Curso Básico de Informática”. Eu estava competindo com pessoas com 5, 10, 20 anos de experiência. Alguns tinham cursos de especialização e cursos de idiomas. Eu era fraco demais para conquistar aquele emprego.

No entanto, o meu diferencial não estava no meu currículo. Mas sim na minha rede de relacionamentos. Uma amiga da minha mãe conhecia a gerente da Drogaria há muitos anos. Por influência dela, eu ganhei um ponto a mais.

Durante a entrevista a gerente foi bem clara, a minha falta de experiência a deixava preocupada, mas iria me dar uma oportunidade. Fiz o meu melhor durante o período de experiência, consegui conquistar meu espaço e fiquei lá por cinco anos. Durante esse tempo influenciei na contratação de algumas pessoas.

Nesse época eu não tinha mínima noção do que era o Networking. Mas já sabia da importância de uma rede de relacionamentos. Comecei a aplicar o networking de forma intensa na metade do meu curso de graduação e aplico até hoje. Não consigo imaginar o que seria da minha vida pessoal e profissional sem uma rede de relacionamentos.

Rede de Relacionamentos

A Rede de Relacionamentos pode ser usada para obter sucesso profissional e pessoal.. e até realizar sonhos. Através de uma rede de relacionamentos é possível:

  • Satisfação Pessoal
  • Guia de Carreira
  • Abertura de Portas
  • Solução de Problemas e Retorno
  • Aprendizado e Habilidade
  • Mudança de Horizonte

Seu Sucesso é o Sucesso da Sua Rede de Relacionamentos

É importante frisar que os benefícios do Networking não é o seu sucesso somente, mas também da sua rede. Da mesma maneira que você usa a rede para abrir portas, também deve abri-las aos outros. A matemática do Networking prova que 1+1=4 (ou até mais).

Uma das primeiras chaves para o sucesso é ajudar as pessoas de sua rede de relacionamentos, independente de ter ou não o favor retornado.

Como Aplicar na Radiologia

 

A melhor forma de começar a aplicar o Networking é frequentando Congressos. Mas não para ficar isolado nos cantos, procurar conversar com pessoas influentes, com professores e estudantes de outros cursos. E após o evento manter um contato com estas pessoas. Manter o contato é o mais fácil, principalmente por conta das Redes Sociais.

Por isso, é tão importante participar de Congressos de Radiologia, você não vai só receber conhecimentos, mas também ter a chance de ampliar o seu networking, conversar com palestrantes, professores, outros congressistas e a partir de então, manter contato pelas redes sociais.

Confesso que começar o networking nem sempre é fácil, para iniciar comece com quem já conhece. Pergunte para seus amigos algumas perguntas chaves:

  • Você pode me ajudar?
  • O que acha que eu deveria fazer?
  • Sabe com quem eu poderia falar?
  • Como eu posso te ajudar?

Essa perguntas são fundamentais para você começar a trabalhar o networking. Cada dia você pode se aproximar mais de profissionais ou outras pessoas influentes.

Sempre mantenha sua rede de relacionamentos ativa, não apenas quando tiver necessidade. Mantenha a conversa sempre. Não tenha pressa, quando menos perceber a seu networking vai estar a todo vapor. Ah! Em algum momento você vai precisar perder a timidez. =)

É incrível esse poder do Networking. Não deixe essa informação passar. Comece a praticar o Networking na Radiologia agora mesmo. Esse assunto muito amplo, provavelmente voltaremos a conversar sobre o assunto em breve. Por enquanto, deixe aqui embaixo seu comentário.

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×