Radiocirurgia Estereotáxica no Tratamento de Radioterapia

 

 

 

 

 

A Radiocirurgia Estereotáxica é uma forma altamente precisa de radioterapia, inicialmente desenvolvida para tratar tumores pequenos e anormalidades funcionais do cérebro.

O que é a Radiocirurgia Estereotáxica?

Nos princípios da Radiocirurgia Estereotáxica Craniana, a radiação é entrega de forma precisa, entre um a dois milímetros do tumor, agora também é aplicada para o tratamento de tumores de corpo com um procedimento conhecido como radioterapia estereotáxica corpo.

Neurocirurgia

Neurocirurgia

Apesar do nome se referir a radiocirurgia, é um procedimento não-cirúrgico que proporciona radiação precisamente direcionada em doses muito maiores, em apenas um único ou poucos tratamentos, em comparação com a radioterapia tradicional.

Este tratamento só é possível devido ao desenvolvimento de tecnologias de radioterapia altamente avançada que permitem a entrega de dose máxima dentro do alvo, minimizando a dose para o tecido saudável circundante. O objetivo é entregar doses que irão destruir o tumor e obter um controle local permanente.

A Radiocirurgia Estereotáxica depende de várias tecnologias:

  • Exame de imagem tridimensional e localização técnica que determina as coordenadas exatas do alvo dentro do corpo.
  • Sistemas para imobilizar e, cuidadosamente, posicionar o paciente e manter a posição do paciente durante o procedimento.
  • Radioterapia guiada por imagem (IGRT) que usa imagens médicas para confirmar a localização de um tumor imediatamente antes e em alguns casos, durante a entrega de radiação. IGRT melhora a precisão e a precisão do tratamento.

A imagem tridimensional, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET/CT, é usada para localizar o tumor dentro do corpo e definir seu tamanho e forma exata. Essas imagens também orientar o planejamento do tratamento — na quais feixes de radiação são projetados para convergem na área do alvo de diferentes ângulos e planos — bem como o posicionamento cuidadoso do paciente para as sessões de terapia.

radiocirurgia

radiocirurgia

Embora a Radiocirurgia Estereotáxica comumente refere-se a um tratamento de um dia, os médicos às vezes recomendar vários tratamentos entregues estereotáxico. Isto é importante para tumores maiores que uma polegada de diâmetro como o tecido circundante normal exposto para a única dose alta de radiação deve ser respeitado e limitado, e o volume de tecido normal tratada aumenta proporcionalmente ao tamanho do tumor.

Entregando a radiação em algumas sessões ao invés de um, pode melhorar a segurança e permitir que o tecido normal curar entre tratamentos.

Portanto, o tratamento de fracionamento permite altas doses ainda ser entregues dentro do alvo, mantendo um perfil de segurança aceitável. Este procedimento é normalmente referido como radioterapia estereotáxica fracionada e normalmente refere-se à entrega de dois a cinco tratamentos de radiação concentrada.

Indicações da Radiocirurgia Estereotáxica

A Radiocirurgia Estereotáxica é uma importante alternativa à cirurgia invasiva, especialmente para pacientes que são incapazes de se submeter a cirurgia e para tumores e anormalidades que são:

  • difíceis de alcançar
  • localizado perto de regiões anatômicas de órgãos vitais
  • sujeitos a circulação dentro do organismo

A Radiocirurgia Estereotáxica vem sendo usada atualmente para o tratamento de tumores malignos e benignos de tamanho pequeno para médio, os órgãos mais comuns de tratamento são:

  • pulmão
  • fígado
  • abdômen
  • coluna vertebral
  • próstata
  • cabeça e pescoço

Os Equipamentos Utilizados na Radiocirurgia Estereotáxica

Existem três tipos básicos de equipamentos, cada qual utiliza diferentes instrumentos e fontes de radiação:

Gamma Knife: trata pequenas lesões intracranianas de tamanho médio.

radiocirurgia

radiocirurgia

Acelerador linear (LINAC): trata tumores maiores em uma única sessão ou durante várias sessões, que é chamado de radioterapia estereotáxica fracionada.

radiocirurgia

radiocirurgia

Gostou deste artigo de Radioterapia? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×