Conheça 03 Aplicações da Radiologia Digital

 

 

 

 

 

radiologia ou radiografia digital é um processo radiográfico que utiliza sensores de Raio-x Digitas em vez do filme fotográfico tradicional e dos chassis eletrônicos (CR). As vantagens incluem a eficiência de tempo em comparação com o processamento químico, a capacidade de transferir digitalmente e melhorar a qualidade das imagens.

Também menos radiação pode ser usada para produzir uma imagem de contraste semelhante a radiografia tradicional.

Em vez de filme de raio-x, a radiografia digital utiliza um dispositivo de captura de imagem digital. Isto dá vantagens de visualização da imagem imediata, eliminação do filme, processamento em vários passos; assim como a capacidade de aplicar técnicas de processamento de imagem especiais que melhoram a exposição total da imagem.

#1 – Radiologia Digital na Medicina

Radiologia Digital

Radiologia Digital

A radiologia digital vem substituindo os métodos de radiografia convencional e radiografia computadorizada, com a grande vantagem da produção da imagem quase em tempo instantâneo, possibilidade de manipulação da imagem e distribuição por sistemas PACS – RIS e HIS, a radiologia digital vem ganhando cada vez mais espaço.

A radiologia digital vai além dos exames radiográficos, tendo a sua primeira aplicação no desenvolvimento da tomografia computadorizada, em seguida com a evolução tecnológica e desenvolvimento da ressonância magnética e hoje está presente em várias áreas como a radiologia veterinária e a mamografia.

#2 – Radiologia Digital na Odontologia

Radiologia Digital

Radiologia Digital

Os exames radiológicos na odontologia também utilizam a tecnologia da radiologia digital. Podem ser classificados em intrabucal – onde o sensor é colocado dentro da boca e extrabucal onde o sensor é colocado fora da boca com o objetivo de visualizar toda a região maxilofacial oral.

A Radiografia Digital na Radiologia Odontólogica fornece ao dentista a capacidade de armazenar suas imagens em um computador. Isto oferece duas vantagens principais sobre filme em forma de imagens de tela cheia, que pode ser reforçada e ampliada, auxiliando o diagnóstico e proporcionando mais fácil comunicação paciente, bem como permitindo consultórios odontológicos comunicar imagens eletronicamente, permitindo referências mais simples.

#3 – Radiologia Digital na Industria

Radiologia Digital na indústria

Radiologia Digital na indústria

A industria aeroespacial tem experimentado grande crescimento nas últimas décadas. Os Ensaios Não-Destrutivos (END) na aeronáutica tem um dever especial, deviao ao número elevado de pessoas envolvidas. A queda de um avião civil ou militar tem a capacidade de causar perda de vidas, atingindo proporções catastróficas.

Portanto, são realizados testes rigorosos de END para detectar pequenas rachaduras e defeitos em discos de motor turbo, lâminas e estruturas de aeronaves, em produção e manutenção contínua. A radiologia digital tem facilitado a operação e organização dos testes de controle de qualidade, com a utilização de imagens digitais.

Além a indústria aeroespacial, outras áreas na indústria vem adaptando os END para utilização da radiografia industrial digital.

A radiologia digital abriu uma janela de oportunidade para a segurança da indústria, nos END, devido a várias vantagens incluindo excelente qualidade de imagem, portabilidade, a compatibilidade ambiental e imagem de imediata.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×