Método de Laurell, Entenda a Radiografia no Exame de Derrame Pleural

 

 

 

 

 

Olá pessoal, tudo bem? Imagino que estão estudando muito. Este artigo é sobre a Radiografia do Tórax na suspeita de Derrame Pleural, vamos conhecer o método de Hjelm-Laurell.

O que é Derrame Pleural?

O Derrame Pleural é o acúmulo de líquido na cavidade pleural, a cavidade pleural que é o espaço entre as pleuras parietal e visceral, que revestem os pulmões. Diante da suspeita de derrame pleural, as incidências radiográficas indicadas são a Radiografia de Tórax em Póstero-ânterior (PA) e Perfil. Caso não seja visualizado ou ainda haja suspeita é realizada a incidência radiográfica complementar conhecida como Método de Hjelm-Laurell.

Método de Hjelm-Laurell

A incidência de Hjelm-Laurell ou decúbito lateral direito ou esquerdo com raios horizontais é realizada com o paciente em decúbito lateral, os membros superiores são elevados sobre a cabeça e a região posterior do tórax encostado no bucky vertical. O raio central incide perpendicular ao filme radiográfico centralizado no plano sagital mediano.

método de hjelm laurell

método de hjelm laurell

Imagem retirada do livro Manual Prático de Técnicas Radiológicas.

A pleura e o líquido pleural em condições normais não são visualizados na radiografia. Nos derrames pleurais a distribuição do líquido depende da posição do paciente. Um acúmulo de 200ml é suficiente para obscurecer o seio costofrênico nas radiografias de tórax em PA e lateral.

A radiografia de Hjelm-Laurell é mais sensível do que em posição ortostática, onde é possível visualizar o acúmulo de 5ml.

Quando diagnosticado derrame pleural na imagem radiográfica na incidência de Hjelm-Laurell é visualizado um acúmulo de pequenos volumes de líquido livre na cavidade pleural, sendo observado nesta região um tom mais claro.

Outros métodos de Diagnóstico Por Imagem, como a Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética e a Ultrassonografia também evidenciam o Derrame Pleural, no entanto, o baixo custo e a acessibilidade, fazem com que o método de Hjelm-Laurell seja o exame mais requisitado pelos médicos para o diagnóstico exato do Derrame Pleural.

Neste artigo, trabalhamos com a aplicação do Método de Hjelm-Laurell ou decúbito lateral para na suspeita de Derrame Pleural.

Deixe seu comentário sobre o artigo e participe ativamente do Radiologia Blog. Esse trabalho está sendo feito por você.

Até a Próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×