Empregabilidade é uma palavra amplamente discutida em todos os setores, em definição no dicionário é a qualidade do que é empregável e a capacidade do indivíduo para se enquadrar profissionalmente.
Conseguir se formar com notas exemplares, frequentar assiduamente o estágio e realizar o registro profissional não é mais garantia de vaga de emprego na radiologia. Estas atitudes passam a serem obrigações de qualquer estudante.
Ser o mais inteligente e primeiro da turma não é vantagem competitiva para o mercado. Saber de “cor e salteado” como é obtida imagem no diagnóstico por imagem, as modalidades da radioterapia ou as aplicações da radiologia industrial, não vai ser um diferencial pra você, e sim uma obrigação.
O mercado quer aquele que é competente e comprometido. Alguns rejeitam a ideia, entretanto, se comprometer não necessariamente é dar a vida pela empresa, mas é fazer o melhor de si conforme a necessidade do objetivo.
Uma Analogia
Quem conhece um prato chamado bife à cavalo sabe que é um bife de carne bovina com um ovo frito em cima. Na realização deste prato, a galinha entrou com o ovo e o boi entrou com a própria vida.
A galinha se comprometeu e o boi deu totalmente o seu sangue pelo objetivo, mas morreu, não pode ver o sucesso da sua contribuição, e pior que quem ganha a fama do sucesso do prato é o cavalo, normal no mundo corporativista.
Por isso, não é necessário dar a vida pela empresa, mas sim fazer o dar o seu melhor, ser comprometido conforme as exigências da empresa.
O que fazer então para se enquadrar na exigência do mercado da Radiologia?
Para entender melhor o que é empregabilidade, o mercado entende como características interessantes para o candidato:
- A experiência profissional, pessoal e formação acadêmica.
- Os diferenciais quando comparado ao outros candidatos de semelhante trajetória.
- O que irá mudar na empresa com sua contratação.
- As qualidades que o candidato possui que não é apresentado no currículo.
Ou seja, quando você começa a pensar no porque da empresa deve contratar você e não eles, não estabelece mais o diploma como diferencial, afinal, eles tem a mesmas experiências que você, são recém-formados, passaram pelo estágio e estão com o diploma e a carteira profissional nas mãos, neste momento não basta o quanto você sabe, mas sim o quanto você é.
No final das contas, isso é uma competição e para chegar lá antes deles precisa de preparação. Mas, quem são… eles? Eles são as dezenas de indivíduos que estão buscando o mesmo espaço que você, por isso é tão importante o diferencial competitivo e a preparação além sala de aula para se conseguir um bom emprego na radiologia.
O candidato deve-se preparar a possuir competências e habilidades técnicas que vão além do que se apresenta no currículo, possuir qualidades integras e éticas que adquiriu durante a vida e a carreira, ter traços diferenciais associados a sua personalidade, caráter e comportamento.
Que outras habilidades eu preciso para conseguir um bom Emprego na Radiologia?
emprego na radiologia
Os Cursos Técnicos e Universitários de Radiologia possuem estruturas de ensino direcionadas ao aprendizado técnico cientifico, infelizmente por falta de tempo as grades curriculares nem sempre são construídas oferecendo determinadas habilidades exigidas no mercado, a formação do indivíduo é voltada diretamente para a profissão, entretanto estas habilidades farão a diferença durante a carreira profissional.
#1 – Marketing Pessoal
#2 – Ser Multicultural
#3 – Networking
#4 – Trabalho em Equipe
#5 – Ser Interdisciplinar
#6 – Saber se Comunicar
#7 – Interpretar Ambientes
#8 – Proatividade
#9 – Saber Escolher Especialidade
#10 – Ser Líder
#11 – Educação Continuada
#12 – Automotivação
Desta forma, conhecendo e aplicando estas habilidades, o recém formado terá um diferencial competitivo muito forte e será um profissional muito mais completo. Você vai então conseguir o bom Emprego na Radiologia que você procura. Ninguém vai te segurar!!